segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Boa-Nova
 

Para me ajudar a meditar sobre os ensinamentos de Cristo e complementar a Lectio Divina, eu vou utilizar, diariamente, a leitura de versículos bíblicos de uma caixinha de boas-novas que minha mãe linda –que eu amo muito- me “presenteou” (rs).



15-08-12

“Olhai pois que façais como mandou o Senhor vosso Deus:

não declineis nem para a direita nem para a esquerda.’’

(Deuteronômio 5:32)

         Segundo a citação, o caminho a seguir é o da retidão, da moderação. Para mim, direita e esquerda representam oscilações, tanto para mais quanto para menos. O caminho seguir Cristo não é o de excessos.

         Deus não espera grandes provações de nós, mas deseja que tenhamos sempre uma boa conduta na mansidão dos nossos atos.

Tudo que representa um excesso é ruim aos olhos do Senhor, pois poderá levar o homem à soberba. Uma vez que muitos vivem sempre em penitência como forma de se sobressair aos demais irmãos, querendo mostrar o quão são fiéis a Jesus, estão pecando com a soberba tanto quanto aquele que usa de excessos do plano material.



16-08-12

“Antes de ser afligido andava errado; mas guardo a tua palavra. ’’

(Salmos 119:67)

         Diz na Bíblia que aquele que pecou e arrependeu-se de teus pecados é tão puro quanto aquele que nunca pecou. Desse modo, não importa o nosso passado, o que fazíamos antes, o quão errados foram nossos caminhos.

         Se chorarmos pelos nossos pecados, nos arrependermos sinceramente, clamemos ao Senhor e ele nos atenderá.

         Nosso passado serve de aprendizagem para toda a vida. A pessoa que somos hoje é resultado de tudo aquilo que passamos, nossas relações, dificuldades e angústias. Com elas pudemos moldar nosso caráter, tentando seguir um caminho para o bem.

         No versículo 71, deste mesmo salmo, diz-se: “Foi bom para mim ser afligido, a fim de aprender vossos decretos”.

         Quando nós aprendemos uma lição com nossos erros e usamos para nosso bem futuro, o fardo de nossos pecados fica mais leve, nós poderemos experimentar uma leveza em nossos ombros.



17-08-12

 “Antes que os espinhos cheguem a aquecer as vossas panelas,

 serão arrebatados, tanto os verdes como os que estão ardendo...”

(Salmo 58:9)

O Salmo 58 -Hipocrisia dos juízes da terra- trata de confortar os justos, dizendo que há recompensa em Deus. Comparando os juízes a serpentes, cujas palavras são como veneno para os inocentes, diz-se que o apelo à justiça divina fará o justo ver o castigo dos ímpios.

Na minha compreensão, esse versículo é uma metáfora para as maldades dos inimigos, que são como espinhos. Os verdes são os pensamentos maus que eles ainda não fizeram na prática, que ainda executaram sua maldade contra os justos.



18-08-12

“Filho meu, não te esqueças da minha lei,

e teu coração guarde meus mandamentos.” (Provérbios 3:1)

“Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação,

e a minha língua louvará altamente a tua justiça.” (Salmos 51:6)

“Passai, passai pelas portas; preparei o caminho ao povo;

aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras...” (Isaías 62:10)

        

         Em nosso cotidiano, com todas as dificuldades em nossos caminhos, com todos os excessos de informações que nos são impostos a todo o momento –os quais devemos aprender a selecionar aqueles que os farão bem e nos serão úteis- com a maior parte nosso tempo destinado aos prazeres que a vida moderno pode nos oferecer, acabamos negligenciando a lei de Deus.

         As pessoas encontram tempo para assistirem a suas novelas, com o discurso “hoje a novela estará boa”, mas não possuem dez minutos para ler um episódio bíblico. Muitos ficam horas em redes sociais conversando com “amigos” virtuais, mas não podem dispor de cinco minutos para conversar de coração aberto com Jesus, Aquele maior misericordioso, que está sempre pronto para ouvir um coração aflito.

         Muitos homem e profetas vierem ao mundo com a missão de preparar o caminho do ser humano ao divino, vieram ensinar aos homens que Jesus pode ajudar qualquer um a limpar as pedras de sua estrada pessoal.

         Jesus veio ao mundo não para chamar os justos, mas os pecadores. Muitos de nós, cristãos, já ouvimos esse ensinamento trazido por São Matheus em seu evangelho, mas falta fé e coragem para a mudança. O filho de Deus nos chamou de filhos e pede-nos que não esqueçamos sua lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário