segunda-feira, 3 de setembro de 2012


21-08-12

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Salmos 91:11)

Este era um dos salmos preferidos da minha avó. É sobre a confiança do homem em Deus, sendo a fé o fundamento de tudo. Ele fala sobre a proteção divina, diz que o Senhor protegerá aquele que se uniu a Ele, pois conhece o seu nome.

Ainda a pouco fiz uma ladainha de São Miguel arcanjo, o incenso de mirra ainda está queimando, enchendo a minha cela com uma atmosfera mística de meditação. “Que minha oração suba até vós como incenso...” e que me ensine a trocar os bens do tempo presente pelos bens eternos.

O som de uma coruja, aqui perto, insiste em dizer que está na hora de eu ir dormir. São 20:40 e está muito silencio, fora a coruja querendo me amedrontar (rsrs).


27-08-12

“Os sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

(Salmos 51:17)

         Hoje é memória de Santa Mônica. Oração:

“Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes misericordiamente as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinhos, daí-nos, pela intercessão de ambos, chorar pelos nossos pecados e alcançar o vosso perdão.”

 
 
 
Acabei de ler o livro, 13 anos depois. Obrigado por não ter desistido de mim. Te amo mãe.


        

31-08-12

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento”. (Provérbios 3:5)

Hoje, na missa, o evangelho foi sobre a parábola das virgens prudentes à espera do noivo. Elas deveriam sair à noite para esperar o noivo chegar, então elas pegaram suas lamparinas e foram ao seu encontro. As virgens prudentes levaram consigo um galão de azeite para abastecer a lamparina, porém as insensatas não o levaram.

Como o noivo estava demorando a chegar, as lamparinas se apagaram e elas adormeceram, acordando com um grito dizendo que o noivo estava chegando e para irem a seu encontro.

As que eram prudentes encheram as lamparinas, porém as outras não tinham mais azeite e pediram às que o possuíam. Porém elas disseram que se repartissem ficariam sem azeite suficiente para ambas. Então foram comprar o combustível para suas lamparinas e quando voltaram o noivo já havia encontrado as outras moças e tinha fechado a porta para a festa do noivado.

Elas ficaram batendo na porta, pedindo para entrarem, porém o noivo disse que não as conhecia.

Essa passagem trata de estarmos sempre vigilantes para o dia em que o Senhor chegar, pois nunca saberemos quando será e em que ocasião nos encontrará. Por isso devemos sempre seguir o ensinamento: “vigiai e orai”, pois não sabemos o momento em que o noivo virá e poderá nos pegar desprevenidos. Não sabemos quando seremos julgados.

 

01-09-12

“O trabalho, eis a tua ascese- diziam os anciões aos jovens discípulos- busca aquilo que te é penoso, aquilo que aos irmãos é repugnante cumprir. É ali que o Espírito virá visitar-te e depositará no teu coração tesouros de amor e d humildade”. (RB. 48,2)

 

Hoje é o dia que eu separo, pela manhã, os materiais recicláveis. Por obra de Deus, ontem à noite eu li o texto acima da Regra de São Bento. Realmente acredito que esse serviço vai me ajudar a trabalhar questões da minha conduta.

Espero poder ficar atento aos ensinamentos que Jesus me permitirá adquirir com essa experiência, fazendo-me conservar a humildade. Uma vez que podemos nos distanciar de Deus através da vaidade em nossos trabalhos, quando nos enchemos de orgulho para dizer nossa profissão, nas vezes que contamos quão pesado é o fardo que somos obrigamos a carregar em nosso trabalho.

Mas quando o trabalho nos pega bem em nossas fraquezas humanas, ele pode se tornar um veículo de transformação e elevação espiritual.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário